Estado corrupto, reflexo de um povo corrupto.

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios”. (Barão de Montesquieu).
Corrupção, segundo o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, é “o ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos”. Ao se falar em corrupção, geralmente ligamos o ato ao âmbito político, contudo a corrupção não está presente só ai, o que acontece no governo são apenas reflexos das nossas atitudes.

O cotidiano do homem é rodeado de feitos corruptos, o famoso “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas na verdade são ações que na maioria dos casos não conseguimos enxergar como corruptas, pois, para muitos de nós a corrupção está só na política. São exemplos diários dessas ações do homem: comprar CDs piratas (sabendo que é ilegal, e que pirataria é crime), a tentativa de alunos em colar nas avaliações, o adulteramento de gasolina por donos de postos a fins lucrativos, o “trapaciamento” em filas (mania que as pessoas têm, em chegarem à ambientes com filas e encontrarem algum conhecido seu e pedirem pra resolver o seu problema), atestados médicos falsos, sonegação de impostos, a não devolução de troco que foi dado errado, tudo isso são atitudes corruptas.

Sergio Buarque de Holanda descreve esse “jeito” do povo brasileiro de ser como um homem cordial, aquele que ao invés de usar da razão e formalidade age com o coração, e muitas vezes no lugar de fazer as coisas certas, “quebra-um-galho”. O grande problema é quando aproveitam se disso para agir de forma esperta e ilícita, essa situação se agrava quando se usa dessa cordialidade no poder e na vida pública. E infelizmente é o que mais acontece no governo Brasileiro.
 Analisando isso, é nítido que a natureza humana de ser bom e puro é corrompida pela sociedade conforme suas necessidades, comprovando a teoria de Rousseau. O egoísmo, a ambição, e a inteligência tornam-se, então, características adquiridas pelos seres vivos que tornam-se corruptos, não só do homem mais também dos animais. Segundo pesquisas abordadas na Revista Superinteressante pelo cientista Alexandre Versignassi o macaco chimpanzé para conseguir sexo com a fêmea desejada “paga propina” para outros machos, a gazela, para fugir dos seus predadores passa uma “informação privilegiada” trapaceando sua espécie, os morcegos para sobreviverem praticam uma espécie de “estelionato” garantido sua sobrevivência.

Isso mostra como a corrupção esta presente em todos os lugares. Montesquieu afirma: “Todo homem que tem poder é levado a abusar dele”. O Brasil está na posição 69º no ranking de países corruptos do mundo e um dos grandes motivos disso é uma “brecha” que existe na Constituição brasileira, quanto à possibilidade de nomeação de cargos públicos, por exemplo. A única saída para esta realidade brasileira, mesmo sendo uma medida em longo prazo, é um alto investimento na Educação. Essa talvez seja a única solução, porque tentar combatê-la sem olhar para suas raízes é como “tentar consertar uma casa pelo teto, quando o problema está no alicerce”. O que acontece na política é apenas o reflexo do que acontece diariamente na sociedade. O primeiro passo é a reconstrução desses valores e princípios. 
 

Referências:
BATISTA, Antenor. Corrupção: Fator de Progresso? (LIVRO).
HOLANDA, Sergio Buarque de. O Homem Cordial. São Paulo: Penguin, 2012.
Versignassi, Alexandre. As raízes da corrupção. Revista Superinteressante. São Paulo, edição nº 346, maio 2015.
Texto corrigido pela professora Inácia Brilhante, graduada em Letras-UEMA e Direito-FEST.

 

Veja também!

Postagem em destaque

STJ decide que print de WhatsApp Web é prova ilícita, mas há brechas.

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) decidiu que mensagens obtidas por meio de print screen da tela do  WhatsApp Web  devem se...