Conheça Divinópolis

Situada na Região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais

História
Divinópolis foi fundada em 1767 por cinquenta famílias que viviam em propriedades próximas ao Rio Itapecerica e Pará. O primeiro assentamento ocorreu próximo às margens deste rio e a partir daí começou a ser denomidado Paragem do Itapecerica em referência a ele. Em 1770 passou a se denominar Espírito Santo do Itapecerica, sendo um distrito da cidade denominada de Tamanduá ( Hoje Itapecerica ). Em 1912 se tornou uma cidade com o nome de Divinópolis em homenagem a seu antigo nome.

A chegada da estrada de Ferro Oeste de Minas em 1890 permitiu a instalação de indústrias siderúrgicas de aço e ferro, ocasionando um desenvolvimento da cidade.


GEOGRAFIA
Município de Divinópolis está localizado na zona metalúrgica, micro-região (186) do Vale do Itapecerica: -20,13889 (latitude Sul) -44,88389 (longitude Oeste); macro-região do Alto São Francisco, margem direita. Faz limites com os seguintes municípios: Nova Serrana (Norte),Perdigão (Noroeste), Santo Antônio do Monte (Oeste), São Sebastião do Oeste (Sudoeste),Cláudio (Sul), Carmo do Cajuru (Leste) e São Gonçalo do Pará (Leste).

O clima é quente e semi-úmido, com ventos dominando de Sudeste e Nordeste, fracos e moderados: umidade relativa do ar, em média, nos 72%. Índice pluviométrico variando de 1.200 mm a 1.700 mm anuais. Temperatura média de inverno: 18,5°C, no verão: 29°C, e nas outras estações 23,8°C. A menor temperatura já registrada na cidade, foi em 18 de Julho de 2000 de 0,2 ºC.

O território é banhado por dois rios, ambos afluente e tributário do Rio São Francisco: o rio Pará, que nasce em Entre Rios de Minas e banha toda costa de Divinópolis, e o rio Itapecerica, que nasce nesta região (Ribeirões Boa Vista e Tamanduá), cortando a cidade transversalmente nos seus 18 km de extensão. Deságua no rio Pará.


Relevo

Divinópolis situa-se numa região de terras altas, principalmente a Oeste/Noroeste, onde se concentram 8% dos 15% de terrenos montanhosos que formam o território municipal, composto de campos (53%) e de áreas planas (32%).
A Serra dos Caetanos é a mais alta com 1.106 metros. Do seu alto rochoso podem ser vistas as principais elevações e inclusive parte da Cidade e do bairro Santo Antônio dos Campos. O ponto mais elevado urbano está no Jardim das Acácias, a 829,7 metros. O ponto mais baixo, 670 metros, está localizado na foz do córrego do Morro Grande no rio Itapecerica, bairro Danilo Passos/Vila Romana.
A maior parte das terras é formada de latossolos vermelho e alaranjado argilosos: profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes, pouco férteis e de reação ácida. É um complexogeológico pré-cambriano arqueozóico, com alguma quantidade de minerais como a pedra granito e quartzos.


Economia
Indústria da confecção e prestação de serviços.

Ao fim dos anos 1970 os problemas econômicos da indústria siderúrgica, forçaram a demissão e o fechamento de empresas. As dificuldades provocaram o surgimento da indústria da confecção, que contornou o desemprego crescente e se transformou em importante alternativa econômica. O efeito imediato foi o incremento da construção civil e dos transportes rodoviários e uma moderada redução dos problemas sociais. Hoje, cerca de 20 mil pessoas, estão diretamente empregadas a esse setor, mantendo aceitável o nível de desemprego.

Divinópolis é a cidade-pólo do Alto São Francisco, conhecida pelas qualidades de sua confecções, mas destacada também pela prestação de serviços profissionais liberais, pelos serviços da administração pública (dos três níveis), pelo comércio diversificado e pela qualidade de suas escolas de ensino regular e de graduação superior em mais de 15 áreas.


Demografia
Segundo senso realizado no ano de 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Divinópolis ocupa a 12ª posição do total de 853 cidades, no ranking das cidades mais populosas do estado de Minas Gerais, com população total de 213.076 habitantes, estando à frente de cidades como Santa Luzia e Pouso Alegre. Pelo IBGE 2004, Divinópolis apresenta um quadro social com alta taxa de alfabetização (94,7%). A taxa de Crescimento populacional de Divinópolis é da ordem de 4,2% ao ano. Aproximadamente 7.300 pessoas (em média dos últimos 10 anos).


Educação
Segundo a prefeitura, o município recebeu nota 5,32 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, ficando entre as 64 mais bem classificadas do Brasil. Atualmente, 30% das escolas que possuem ensino fundamental avaliadas pelo IDEB em Divinópolis pertencem à rede municipal de ensino.
Divinópolis abriga também o Campus Dona Lindu da Universidade Federal de São João Del Rei(UFSJ). A unidade oferta quatro cursos na área da saúde: Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina.
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) também possui uma unidade na cidade, oferecendo três cursos técnicos integrados ao ensino médio, Eletromecânica, Informática e Produção de Moda, além do curso em nível superior de Engenharia Mecatrônica.
Ambas as instituições visam formar profissionais nessas áreas para suprir a demanda de mão-de-obra nos setores que mais empregam na região centro-oeste de Minas.
Dispondo de um razoável potencial energético, o Rio Pará fornece energia para Divinópolis e vários municípios através da Usina do Gafanhoto, que está. A Usina do Gafanhoto tem um significado especial, pois foi a primeira realização de vulto do Governo mineiro no campo da energia elétrica e seu funcionamento possibilitou a implantação da Cidade Industrial de Contagem.

Situada bem próximo do centro urbano, encontra-se uma pequena usina pertencente a V.F.C.O., que ofereceu energia para as oficinas da ferrovia.


Museu Histórico
Fica localizado próximo à Catedral do Divino Espírito Santo. A antiga casa construída no antigo largo da Matriz do Arraial do Espírito Santo do Itapecerica foi fundada nesta região para ser a residência do Capitão Domingos Francisco Gontijo. Passou a ser a principal residência hospitaleira do então Arraial, abrigando até, após a emancipação do município, o primeiro presidente da Câmara de Divinópolis, Antônio Olímpio de Morais. Lá em 1906 foi também a primeira sala de cinema na cidade, com projetor portátil a gás de carbureto. Abrigou também um posto de saúde. Foi também cúria paroquial, colégio seráfico, convento dos frades e sede do Comissariado dos Franciscanos Gorcomienses (Holanda), que lá morariam até 1926. Em 1937 a congregação das Filhas de N.S. do Sagrado Coração ali assumiu a Escola Normal Dr. Mário Casasanta. Daí até 1978, sediou outras três instituições de ensino, quando foi mais uma vez fechado e seriamente depredado.

Apesar de uma lei que em 1982 declarar o casarão de interesse histórico e artístico do Município, parte do sobrado foi demolida com o pretexto de urbanizar a praça. A partir de 1985 é que sob supervisão do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), a parte remanescente é reformada e restaurada em 1985. O histórico sobrado, logo em seguida, passa a abrigar o Museu Histórico de Divinópolis, que ali se instala festivamente em 31 de maio de 1986. Em 15 de dezembro de 1988, por intermédio da Lei Municipal n.° 2.456, o "casarão" torna-se o primeiro bem cultural tombado pelo Município, e hoje constitui-se no último remanescente do conjunto arquitetônico tido como o núcleo urbano gerador da cidade, símbolo maior das primeiras e históricas lutas da comunidade em defesa do seu patrimônio cultural. O Museu recebeu, nos anos de 2004 e 2005, um total de visitantes que chegou a 34.380. De fevereiro a novembro de 2006, o número de visitas é de 10.484. No mesmo período foram realizadas 48 apresentações na Praça Dom Cristiano, e 76 escolas visitaram as exposições.





Festas e Festivais:


Festa Nacional da Cerveja : Ocorre no fim de abril entrando nos primeiros dias de maio. Várias bandas de renome vão até a cidade no parque de exposição.

Divinaexpo : Sempre ocorrendo na época do aniversário da cidade. Trata-se de um evento tradicional com rodeio e atrações sertanejas, além de várias outras festividades, final de maio ate 1 junho.

Divina Light: Em 2009 foi criada a Divina Light, ensaio oficial da DIVINAFOLIA, ocorrendo em setembro.

Divinafolia : A maior festa micareta da regiao e uma das maiores do estado atualmente em novembro.
Festa a Fantasia : Ocorre no período de outubro.

Futebol
Divinópolis conta com um clube de futebol que atualmente encontra-se  na primeira divisão do futebol mineiro, após desastroso rebaixamento em 2009, o Guarani, conhecido como Bugre. O bom desempenho no campeonato de 2010 levou-o novamente ao seu lugar de origem, a primeira divisão do futebol mineiro. A sede do clube fica no bairro Porto Velho, onde está sediado o estádio Waldemar Teixeira de Faria, o Farião.

_____________________________________________________________________

 Conheça Divinópolis | Últimas Notícias


Veja também!

Postagem em destaque

STJ decide que print de WhatsApp Web é prova ilícita, mas há brechas.

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) decidiu que mensagens obtidas por meio de print screen da tela do  WhatsApp Web  devem se...