INSS Digital: entenda como funciona essa nova modalidade para o cidadão ou para Advogados.

A plataforma INSS Digital é a prova de que o Instituto Nacional do Seguro Social está se modernizando. 
A nova modalidade promete agilizar o trabalho nas agências de todo o país e reduzir o tempo de espera para atendimento. Confira mais informações sobre a plataforma.

Os aposentados e segurados do INSS chegam a esperar vários dias para receber atendimento em uma das agências. A boa notícia é que essa demora está com os dias contados.

O que é o INSS Digital?
Atualmente, os brasileiros precisam comparecer pessoalmente a uma agência do INSS para receber atendimento ou ter acesso a determinados serviços. No entanto, o órgão está mudando a sua forma de atender ao público e digitalizando os seus canais.

Com o INSS Digital, os contribuintes podem requerer benefícios previdenciários e até encaminhar documentos para análise de forma digital. Ou seja, não é necessário agendar atendimento online numa agência, tampouco esperar dias e até mesmo meses para que falar com um atendente e oficializar a solicitação.

Como enviar a documentação do INSS pela internet?
Aos poucos, o INSS está oferecendo o serviço de envio de documentos pela internet. Com esse recurso, o segurado pode encaminhar a sua documentação digitalizada para que um servidor da Previdência Social possa analisar, em qualquer lugar do país. Assim, não é preciso comparecer pessoalmente a uma agência do INSS. 

Como utilizar o INSS Digital?
A plataforma INSS Digital está sendo disponibilizada através de um acordo de cooperação técnica. Assim, as empresas, órgão públicos, cooperativas e sindicatos representam os trabalhadores na hora de encaminhar a documentação de forma digital e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS.

Através desse acordo de cooperação, o cidadão conta com comodidade para dar entrada em um benefício previdenciário. Ele também não precisa se ausentar do trabalho para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

As entidades representativas cuidarão dos documentos para que o trabalhador possa dar entrada em diferentes benefícios, como é o caso do salário maternidade, pensão por morte, revisão de benefício e aposentadoria. 

E no caso de pessoas que não estão em empresas?
O trabalhador rural pode ser representado pelo seu sindicato no INSS Digital. Já o trabalhador avulso vai continuar tendo que comparecer pessoalmente a uma agência para requerer auxílio-doença, aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário.
Como cooperar com o INSS Digital?

As empresas e entidades interessadas na nova modalidade devem procurar a agência do INSS mais próxima e conversar com o gerente local. Dessa forma, será possível saber como formalizar o acordo de cooperação e esclarecer as dúvidas sobre o sistema. 

INSS Digital para Advogados
Agora o Advogado pode realizar quase todos os procedimentos administrativos junto ao INSS sem sair do escritório.

Com a implementação do INSS DIGITAL, agora é possível que os advogados previdenciários possam realizar quase todos os procedimentos administrativos junto à Previdência Social diretamente no seu computador.

Trata-se de uma vitória para cidadão e para a classe, que agora pode realizar os seus pedidos junto ao órgão com maior rapidez e agilidade.

Os profissionais interessados devem solicitar o cadastramento à OAB de sua região. Após o processamento pelo sistema, será enviado pela plataforma do INSS um e-mail com informações sobre o cadastrado e os dados para sua autenticação. 

Primeiro benefício já foi concedido no Piauí
No dia 02 de janeiro de 2018, foi concedido o primeiro benefício do Projeto INSS DIGITAL, que em parceria com a OAB/PI possibilitou que o pedido de pensão por morte de um beneficiário de Bom Jesus – Piauí, realizado totalmente pela internet, tenha sido concedido.

Este novo procedimento, considerado pelos próprios servidores do INSS o futuro da instituição, visa diminuir as filas e o tempo de espera tanto dos advogados, quanto dos segurados, nas agências do INSS.

O Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário Dr. Chico Couto, realizou junto ao Chefe de serviços de benefícios do INSS – PI, William Machado, um curso voltado para os advogados do Piauí.

Um dos primeiros cursos sobre o tema, discutiu-se sobre como realizar todos os procedimentos junto ao INSS DIGITAL, desde os pedidos de aposentadoria por invalidez, até pedidos de revisão de benefícios indeferidos.

Segundo o Dr. Chico Couto:
Quem ganha com isso é a sociedade, uma vez que o INSS Digital irá facilitar muito a vida do advogado e, por consequência, a vida do segurado que precisa dos seus benefícios para sobreviver.”



Os convênios já estão sendo assinados pela OAB em muitos estados, facilitando o trabalho e trazendo mais dignidade pro segurado na hora de requerer qualquer benefício junto ao INSS. 

É uma conquista não só das classes dos advogados, mas de todos os cidadãos.

Você pode saber mais sobre como realizar os procedimentos, procurando a OAB do seu estado, visto que em algumas seccionais, como a de Brasília e a do Rio Grande do Sul, já estão em fase final de implementação.

Se você é advogado na área previdenciária, essa é uma excelente notícia, que agilizará enormemente a velocidade dos procedimentos realizados junto à Previdência Social e economizará um tempo considerável na solução dos conflitos com a Previdência Social.

Como o convênio entre a OAB e o INSS ainda é bastante recente, não existem muitos guias e manuais, então fique atento para futuros cursos a serem realizados em sua cidade, visto que o sistema tem seu próprio funcionamento, sendo diferente do PJE.

Você quer obter mais informações sobre a modalidade INSS Digital? Então acesse o site oficial (www.previdencia.gov.br) ou entre em contato pela Central 135.


Fonte: http://www.saibaseusdireitos.org/

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