Usuários
podem se prevenir de golpes ao consultar se os seus CPFs estão vinculados a
linhas de celular de terceiros, sem o seu conhecimento. Esse cadastro, não
autorizado pelos clientes, tem sido um dos artifícios usados por golpistas
sobretudo em linhas pré-pagas, cuja abertura é feita somente com um breve
cadastro e aquisição de um chip.
Como uma das medidas para impedir esse tipo de
ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e algumas das principais
operadoras do Brasil mantêm uma base de dados online em que cidadãos podem
verificar se seu CPF está ativo em alguma operadora, sem autorização.
O Projeto Cadastro Pré-Pago, que existe desde 2020,
disponibiliza um site em que clientes podem checar em quais operadoras há uma
linha ativa com determinado CPF. As operadoras participantes são Algar, Claro,
Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, com apoio da Anatel.
Como verificar se CPF está vinculado a uma linha de celular
• Acesse o site do programa
Cadastro Pré-Pago: cadastropre.com.br
• Digite seu CPF e clique em “Consultar”;
• Prossiga com as etapas de confirmação;
• Se houver
um CPF com linha ativa, a ocorrência será informada na tela;
• Os dados
são atualizados a cada 30 dias e novas verificações são recomendadas pelas
operadoras;
• Somente
linhas pré-pagas aparecem na plataforma. Linhas pós-pagas não estão inclusas.
Linha deve ser cancelada
Se um cliente constatar que o seu CPF está sendo usado em uma operadora sem o seu conhecimento, pode entrar em contato com a operadora para cancelamento da linha.
Segundo a Anatel, o pedido de cancelamento do
consumidor deve ser atendido em até 24 horas e em até 48 horas, caso o
atendimento seja feito em um portal automático ou sem intervenção humana.
De posse de um CPF e com uma linha de celular
ativa, criminosos podem obter senhas, abrir conta em bancos e chegar a outros
acessos sigilosos via confirmação de SMS, além de eventuais usos irregulares de
uma linha laranja, com CPF de terceiros.
Fonte: @metropoles